
Congresso Nacional, Brasília, Distrito Federal. Foto: Mario Roberto Duran Ortiz
Esta imagem representa tanto a Câmara quanto o Senado, já que aqui ficam os seus 594 membros.
A Câmara dos Deputados do Brasil, assim como o Senado Federal, faz parte do Poder Legislativo do Brasil. São 513 vagab, quer dizer, deputados, que através do voto proporcional, são eleitos e exercem seus cargos por quatro anos.
Diferente do que accontece no Senado, número de cadeiras é distribuído conforme o número de habitantes por Estado, de acordo com a medição oficial feita pelo IBGE, através do Censo (eita continha mentirosa!). Entretanto, essa proporcionalidade é limitada a um mínimo de oito deputados e a um máximo de setenta deputados por estado.
Adivinha?
Essa semiproporcionalidade faz com que o estado de Roraima seja representado por um deputado para cada 49 mil habitantes e, no outro extremo, São Paulo, seja representado por um deputado para cada 571 mil habitantes.
O Estado de São Paulo conta com 70 Deputados em sua representação, seguidos de Minas Gerais (53), Rio de Janeiro (46), Bahia (39), Rio Grande do Sul (31), Paraná (30), Pernambuco (25), Ceará (22), Maranhão (18), Goiás e Pará (17) cada, Santa Catrina (16), Paraíba (12), Espírito Santo e Piauí (10) cada, Alagoas (9) e todos os demais Estados, contam com 8 representantes.
A maioria da bancada dos partidos é ou está - pois na política tudo é muito rápido - a favor do Governo e não de oposição.
Atualmente seu presidente é o deputado Michel Temer, filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro(PMDB) de São Paulo. A Câmara dos Deputados está localizada na praça dos Três Poderes, na capital federal.
Vou procurar saber ao certo, quanto custa por ano manter com o "nosso" dinheiro, toda essa cambad,digo, classe de senhores, empregados.
Já sei que pelo custo/benefício a resposta não será animadora !
Nenhum comentário:
Postar um comentário