terça-feira, 12 de setembro de 2017

Pai de Santo ?

No mesmo Bar que festejei com alguns dos poucos e verdadeiros amigos, meus 40 anos, poucos meses atrás, hoje, no começo da noite, aconteceu algo bizarro comigo!
Ao descer do Uber e dar 15 passos, à entrada do estabelecimento, vindo de uma mesa quase impedindo a passagem, com 3 caras Brancos, no máximo 30 anos, com regatas mínimas pra expor seus músculos marombados e tatuagens (não é nenhum gosto ou estereótipo), um desses ''seres'', grita em alto e bom som, quando ia entrando:
- "kkkk...Aposto que essa porra é Pai de Santo!kkk..."
Vou escrever rápido, do mesmo jeito q aconteceu pra não ter maquiagem..,
Dei meio passo pra trás, dei a mão pra ele, que também foi cordial porque não esperava tal reação e disse:
- Imagina se eu sou e te coloco entravado de cama, só nesse aperto de mão? Teu medo é esse, né?
Ele riu, os amigos riram; com aquele sorriso nervoso de não saber o que fazer.
Não pensei pra fazer, pra agir, pra falar, no que poderia ter acontecido! Assim como veio, respondi! Ação, reação!
Tudo isso, agora calculando, foi questão de 30 segundos!!! Ainda bem, neste sentido! Sabe-se pra onde teria ido, se algum deles, já meio bêbados (não era 21hs mas não julgo) viesse tirar satisfações e eu com minha razão!!!?
Tudo isso apenas porque eu estava usando uma Bermuda toda branca e uma Camisa (linda, por sinal) também, toda branca, de mangas dobradas pois o calor de 20 e poucos, pedia!
Mas,'péra'! Foda-se e fodam-se eles! Parece que tenho que me justificar como me visto pra uma parte da Sociedade mas os 3 bombadinhos de mini-regatas, tudo bem! Passam 'indiferentes' em qualquer loja de conveniência, caixa 24 horas, posto de gasolina na madruga...só que não(SQN).
Em determinados lugares (encurtando a História e indo direto a esse ponto) para os moradores da região, comerciantes, Polícia...os Bombadinhos-Racistas-Homofóbicos-CatólicosnãoAtuantes-filhos dos proprietários dos apartamentos de 1 milhão e por aí vai...'eles' não representam nenhuma 'ameaça' contra as normas do Mercado. Mesmo bêbados, muitas vezes do lado de uma Blitz da Lei Seca e tudo mais, eles falam merda, ficam bêbados, tratam mal os atendentes querendo ainda dar uma de amiguinho (geralmente começa com 'ô grande, se tá ligado, é nois, venho sempre aqui!"), ficam mais bêbados, erram a senha de primeira mas pagam. Pro Sistema, é isso que importa!
Trouxe isso (acabou rolando) pro lado Monetário da coisa, porque o que aconteceu comigo hoje, foi em um Bar que é perto de casa, em uma região da Lapa onde até onde eu sabia ou tinha vivido até aqui, eram só pessoas querendo viver e trabalhar mesmo com toda a Gentrificação mas não com essa Tolerância ignorante que percebi 'na pele' recentemente!
Eu paguei o que consumi (assim como eles, acredito mas i don't give a damn) porém me vieram Dois pensamentos muito rápidos assim que sentei na mesa dentro do Bar.
Eu estava lá unicamente pra fazer um negócio rápido (pegar um Amplificador emprestado com um amicíssimo meu) em plena segunda-feira e se o negócio 'descambasse' de alguma forma, iria ser injusto à quem estava me estendendo a mão.
Saí de casa como tem sido há tempos, com uma vibe tão boa, elevada, calma, pra lutar mas pra crescer e somar e não pra dividir...vai que volto na mesa dos idiotas e (re)começo um espetáculo de ignorância e preconceito...
...então cheguei com um beijo em minha esposa e na minha filha, renunciei a ignorância à minha volta, peguei o Amplificador do meu amigo e aqui estou...
12/09/2017 - Estou com 40 anos...embora tenha que comprar roupas novas ( sem querer, tava gatão, heheh)
Afro-Brasileiro, todo de Branco, não deve NUNCA ser chamado de Preto Véio, Pai de Santo ou Whatever porque quando o Branco Sai do Terreiro, ninguém diz pra ele - 'veio da Oferenda, Branco(a) véio(a)'.
Sei que eram uns imbecis na mesa lá fora mas o pessoal do Bar, ao menos (Sr. Paulo, garçom que me atendeu na minha mesa) ouviu brevemente a história, foi muito bacana comigo e até chamaram Uber depois que peguei o Ampli.
Se não tivesse minha família hoje a noite iria ser zuado mas estou bem...concentrar no que é bom! vaamoquevaaamo


Nenhum comentário:

Postar um comentário