Bem antes da Bélgica, Inglaterra, França, Alemanha, Holanda, Portugal, chegarem ao continente Africano, povos de tribos diferentes, já disputavam o poder territorial, mineral e religioso por lá.
Todos nós sabemos que por séculos, todos os países que já mencionei, só foram até Africa com o propósito de dominar, escravizar, extrair as riquezas da terra, fazer negócio ilícito, montar bases militares...tudo isso dando armamento e um pseudo-poder à determinados chefes de tribos rivais. Era a faísca que o continente em pólvora precisava.
Passado o tempo de ser colônia e de regime segregacionista, muitas vidas se foram e o que sobrou? Pobreza, ódio e armas...muitas armas!
Eu queria falar na esperança que o Desmond Tutu, Nelson Mandela, Steve Biko e vários outros plantaram, mas fica difícil quando vejo uma notícia como a de hoje: "O ônibus que transportava a seleção de Togo foi metralhado nesta sexta-feira na região de Cabinda, em Angola, onde será disputada a Copa Africana de Nações (CAN). Dois jogadores (Kodjovi Obilalé e Serge Akakpo) saíram baleados, integrantes da comissão técnica também foram feridos e o motorista do veículo morreu. Apesar do incidente, a Confederação Africana de Futebol (CAF) confirmou a realização do torneio a partir deste domingo."
Infelizmente o dinheiro falará mais alto e pelo jeito para algumas pessoas isso é mais importante do que a vida do motorista que morreu.
Como vai ser essa Copa ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário