
Sempre que possível, meus olhos estão correndos as linhas do livro, 1808 de Laurentino Gomes, editora Planeta. Faltam alguns capítulos para que eu chegue ao final da leituta mas é fascinante os dados históricos que são apresentados, de como e porque Dom João VI e sua corte veio para o Brasil e tudo o que isso representou para nós, como uma Nação.
São vários e ricos os detalhes dessa pesquisa histórica feita por, Laurentino. Desde já indico essa ótima leitura e olhar sobre o como o Brasil foi construído e ressalto aqui, uma passagem. "...entre os séculos XVI e XIX, cerca de 10 milhões de escravos Africanos foram vendidos para as Américas. O Brasil, maior importador do continente, recebeu quase 40% desse total, algo em torno de 4 milhões de cativos(...)Em resumo, de cada cem negros capturados na Africa, só 45 chegavam ao destino final.Significa que, de dez milhões de escravos vendidos nas Américas, quase outro tanto teria morrido no percurso, num dos maiores genocídios da humanidade."
EU, fiz um paralelo do incontestável Holocausto que houve na Segunda Guerra Mundial, onde estima-se que foram mortos, 9 milhões de Judeus .
Quero apenas que fique registrado que por 3 séculos de Escravidão Absoluta e que se seguiu por muito tempo para os Africanos não foi feita NENHUMA REPARAÇãO, de terra, de título, de posse, de dinheiro, de porra nenhuma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário