quinta-feira, 16 de julho de 2009

O.M.B. - Nem agora e nem nunca ! parte 1 de 2

Toco desde os 18 anos nesta Cidade. Sou Paulistano. Digo isso sem "bairrismo" algum e apenas para salientar que aqui é um dos grandes caldeirões culturais mundiais.
Se a California está mais voltada em fazer seus estúdios voltados para editar os filmes de Hollywood e Londres é muito protecionista com as bandas da Rainha, Nova York e São Paulo, detém um número insuperável de bandas, "cenas" e estilos musicais.
Assim como lá, existem Sindicatos e eles só existem com a "desculpa" que se você não fizer parte dele, irá perder muito com isso. De fato, realmente acontece, pois são tantas leis e burocracias que ficam entre o quanto você produz e quanto se ganha realmente que muitas vezes nós acabamos pagando pra alguém cuidar disso e é aí que mora o perigo.
Eu sou contra Sindicatos e muito mais contra a Ordem dos Músicos do Brasil !!!
Nunca vi ela fazer nada por mim e nem pelos meus colegas de profissão. Em nenhuma das ocasiões deixei de tocar, nem mesmo para a Prefeitura do Estado, porque eu não tinha a tal carteirinha da O.M.B.
Nunca vi a mesma entidade que diz "fiscalizar" para o bem dos músicos "profissionais", uma paga melhor, perante a casa noturna ou estabelecimento comercial ou ainda que cedesse uma corda sequer antes de uma apresentação. No máximo, se dizem interessados em saber se os devidos direitos autorais estão sendo pagos, por isso querem saber se tal músico irá tocar música própria ou se está deixando de pagar o verdadeiro autor, mas essa tarefa não é feita da maneira certa, que ao meu ver, seria pela conscientização e não por quem tem ou não tal documento.
Músico profissional não é aquele que tem uma carteirinha e sim aquele que a encara como profissão. Simples assim!
Nunca vi um músico realmente bom, deixar de tocar em determinado lugar por não ter a porcaria dessa carteira. Aqui, no país do jeitinho ? Nunca !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário