sexta-feira, 1 de maio de 2009

Virada Cultural sem RAP ?


Cadê o Rap na Virada Cultural desse ano?
Me causa profunda indignação...em bom português, fiquei muito puto, mesmo!
Quer dizer que novos baianos, metaleiros, punks, tranceiros e afins, pode, mas Rap Nacional, não?
Está provado que é um estilo musical contestador por natureza, que além de fazer dançar nos faz questionar sobre as mais variadas situações ao nosso redor mas existe muito "pré conceitos" sobre o estilo.
Dia desses um amigo me disse a seguinte coisa - "Imagina um monte de "maninho" bêbado, causando e incitando a polícia(...)porque o pessoal do Rap é um pessoal bem mais difícil de se controlar..." - o fato que tem muita gente que não conhece rap, não compra cd de rap, não gosta de rap e acha que tem ficar nos CEU's mais afastados mesmo, que lá é o seu lugar.
O mais ridículo que hoje em dia o que mais tem nas baladas é o "Gangsta de Alphavile", com suas roupinhas de grife, tênis cano alto de 500 conto e cara de mal. Hahahah
Eu estava no episódio dos Racionais MC's, na Virada Cultural de 2007, quando houve uma briga entre a Polícia e uma parte do público que estava mais exaltado.
Ninguém ao certo sabe qual foi o motivo da briga mas determinados fatores podem ter ajudado e muito isso ter acontecido.
Horário inadequado para um grupo de tamanha expressão, poderiam ter sido escalado mais cedo. As cervejas tinham acabado em todo o redor da praça da Sé e o que era vendido em seu lugar, era a "garrafa" de um extrato de maça, uva e alcool. O popular "Chapinha". Resultado disso tudo foi pessoas que estavam cansadas, bêbadas, querendo ouvir logo a atração que nunca subia no palco e polícia já temendo, sei lá o que, já formou uma linha de guerra. Pronto.
Em 2008, o palco do Rap era o mais distante e deslocado da Virada Cultura, onde para se ter uma idéia, tinha revista nas bolsas e mochilas.
Agora em 2009, não terá nenhum lugar de grande expressão no Centro de São Paulo, a propagar as batidas e as letras do Rap. Não haverá,o que ao meu ver, era o que mais de benéfico a V.C. trazia para o grande público, que é a Interação das diferentes formas de arte para as pessoas.
Perdemos todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário